segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

DALE CARNEGIE

Disciplina para resultados era o que diferenciava as empresas de sucesso.

Hoje, nos encontramos  em uma estagnação de valores, um rol de reclamações, uma onda de espera pelo “outro” , descredito de governos e sistemas que gera uma enorme perda de confiança. Modelos e estratégias que funcionavam bem hoje  perderam a eficácia, o ambiente de negócios esta sendo “redefinido”.

Uma boa execução apenas assegura a utilização de recursos em um mundo faminto por crédito e caixa como também proporciona o ciclo de feedback necessário para que o negócio se ajuste às mudanças. Os lideres ainda devem definir o caminho adiante, mas é a execução que  impulsiona a organização por este caminho e permite que ela se beneficie de oportunidades.

A boa execução não só garantirá que a empresa sobreviva em tempos difíceis como também garante a melhoria significativa de suas chances de sucesso. Ninguém pode prever o que o futuro nos trará, precisamos lidar com o que estiver  à nossa espera.

Algumas mudanças que provavelmente nos esperam:
•     O crescimento será mais lento.
•     A concorrência será mais agressiva.
•     Os governos assumirão novos papéis.
•   O gerenciamento de riscos – identificar e controlar os riscos em todos os níveis de negócios, políticos, econômicos e outros passará a constituir uma enorme parte do trabalho dos líderes.

A execução é que lhe proporcionará uma vantagem na detecção de novas realidades, talvez de modo não intencional, mas nas próprias operações.
Nesta aspecto entram os PROCESSOS CHAVES PARA A EXECUÇÃO PERFEITA:
•             Pessoas
•             Estratégias
•             Operações

Pessoas:  Um ambiente de rápido crescimento pode encobrir uma serie de problemas, mas uma era de crescimento lento ampliará cada deficiência de cada deficiência de pessoas no negócio, especialmente os líderes. Muitos gestores antes bem conceituados serão considerados insatisfatórios no novo ambiente e haverá uma escassez de lideres que apresentem a precisão mental, a coragem e a persistência para executar bem em um ambiente difícil e competitivo.
Os lideres devem ser sensíveis para saber quando a estratégia se tornou obsoleta e precisa ser alterada e apresentar flexibilidade para promover mudanças rápidas e eficazes. A concorrência pelos melhores líderes será intensa. Uma forma de garantir que você terá as pessoas certas nas posições certas neste ambiente de rápidas evoluções e forte competição é elaborando descrições de cargos, porém, ter claro quais habilidades o ocupante terá que desenvolver continuamente, que tipo de pessoas precisará para cada posição amanhã e comparar essas descrições com os talentos e competências das pessoas que estão nessas posições hoje. Se você não tiver os líderes certos para o ambiente atual e futuro, testando e avaliando as pessoas em relação à sua capacidade de execução diante de novos desafios e circuntancias, terás sérios problemas na estratégia e nas operações.

Estrategias: As regras básicas para formular uma boa estratégia e ter pessoas de visão no negócio, mesmo por que regras para uma boa estratégia mudam rapidamente à medida que o mundo corporativo de redefine. Não será mais suficiente definir uma estratégia baseada apenas na analise competitiva do setor. Em vez disso toda estratégia deve levar em consideração o ambiente de negócios que estão em constante evolução, conhecimento do ambiente econômico, financeiro, mercado por crescimento, concorrência intensa, mudanças do consumidor, intervenções do governo. Todos esses fatores  equivalem um risco maior em todos os níveis e esses riscos devem ser compreendidos com mais profundidade e levados em consideração na elaboração de estratégias.

Operações: uma boa liderança para acompanhar  a prestação de contas, metas claras, métodos precisos para mensurar o desempenho e as recompensas certas para as pessoas que apresentarem bom desempenho. Agora mais do que nunca lideres precisam de planos operacionais flexíveis. A estratégia deixou de ser inalterável. Uma boa estratégia estará em constante análise e revisão dependendo do que estiver acontecendo no ambiente de negócios. A medida que a estratégia muda, as operações e as pessoas da empresa também devem mudar.

Que desafio essa liderança, hein!!!

Dale Carnegie....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÓDULOS UNIANDAV – GESTORES DO FUTURO

MÓDULOS UNIANDAV – GESTORES DO FUTURO Módulo 2 : Modelos de Gestão dos Distribuidores de Insumos.                  ...