terça-feira, 28 de novembro de 2017

Entusiasmo (do grego en + theos, literalmente 'em Deus') originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus.[1] Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande arrebatamento e alegria.[2] Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista.

Motivação (do Latim movere, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "porquê o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?"[1] .




7 erros de liderança que influenciam seus funcionários

Promover um culto de personalidade

É fácil para que líderes se vejam presos em seus próprios mundos. Eles facilmente se identificarão com suas filosofias de liderança e esquecerão que estão para “servir os outros”. É preciso ter cautela para não pensar “é o meu mundo e nós vamos fazer as coisas do meu jeito”. Ser um bom líder exige sempre lembrar que você está lá por uma razão apenas e com certeza não é seguir as suas vontades. Ser um líder íntegro inclui sempre se questionar, criticar e rever conceitos próprios.
Evasão de responsabilidades
Políticos são bons exemplos de pessoas que não assumem as responsabilidades sobre os seus erros, mas os líderes de negócios também podem fazer isso. Mesmo que sejam poucas as pessoas próximas o suficiente para enxergar os passos de um falso-líder, esquivar-se da prestação de contas pode ser extremamente prejudicial. Ser um líder inclui ser confiante o suficiente para assumir suas próprias decisões e também das de sua equipe, até mesmo quando esta falhar. Os melhores líderes assumem a culpa e compartilham o crédito.
Ser sincero consigo mesmo
Muitos líderes pensam que têm controle sobre suas emoções. Mas quando se trata da compreensão sobre eles mesmos, isso passa a ser extremamente difícil. Às vezes, eles podem ter alguns funcionários preferidos, serem difíceis de trabalhar ou receberem mal as críticas. E eles não estão sozinhos. Um estudo da TalentSmart, empresa focada em recursos humanos, confirma que apenas 36% das pessoas são precisas em suas auto-avaliações.
Esquecer-se de que comunicação é uma via de mão dupla
Muitos líderes também acreditam que são grandes comunicadores. Isso, sem perceber que estão comunicando apenas em uma única direção. Alguns se orgulham de serem de fácil acesso, mas realmente não estão dispostos a ouvir novas ideias. Outros, não definem metas ou simplesmente não oferecem nenhum tipo de feedback, deixando que as pessoas se questionem e nunca saibam ao certo se serão promovidas ou demitidas.
Esquivar-se de grandes decisões
Às vezes, é porque se está com pena de um funcionário ou simplesmente porque quer evitar conflito, mas não é tão raro assim que líderes evitem tomar decisões difíceis. Não há nada de errado em ter compaixão, verdadeiros líderes sabem quando não é o caso.
Viver como se tudo fosse urgente
A tirania do urgente é o que acontece quando os líderes passam o dia apagando pequenos incêndios. Eles cuidam do que está apenas a frende de seus olhos, perdendo o foco no que realmente importa – as pessoas. A integridade de um líder depende de sua capacidade para evitar distrações, que não o permitam colocar a equipe em primeiro lugar.
Dar importância de menos aos planos a longo prazo
Um dos erros que se vê com bastante frequência está diretamente atrelado a pessoas que focam demais nas pequenas coisas e não no cenário completo. Estes ainda não fizeram a mudança mental para atuar como líder. Sem algo tangível para alcançar no final do dia, eles se sentem improdutivos, não percebendo que, para um líder, a produtividade significa enxergar os resultados a longo prazo.
Dar importância de menos aos planos a longo prazo
Um dos erros que se vê com bastante frequência está diretamente atrelado a pessoas que focam demais nas pequenas coisas e não no cenário completo. Estes ainda não fizeram a mudança mental para atuar como líder. Sem algo tangível para alcançar no final do dia, eles se sentem improdutivos, não percebendo que, para um líder, a produtividade significa enxergar os resultados a longo prazo.

Disciplina para resultados era o que diferenciava as empresas de sucesso.

Hoje, nos encontramos  em uma estagnação de valores, um rol de reclamações, uma onda de espera pelo “outro” , descredito de governos e sistemas que gera uma enorme perda de confiança. Modelos e estratégias que funcionavam bem hoje  perderam a eficácia, o ambiente de negócios esta sendo “redefinido”.

Uma boa execução apenas assegura a utilização de recursos em um mundo faminto por crédito e caixa como também proporciona o ciclo de feedback necessário para que o negócio se ajuste às mudanças. Os lideres ainda devem definir o caminho adiante, mas é a execução que  impulsiona a organização por este caminho e permite que ela se beneficie de oportunidades.

A boa execução não só garantirá que a empresa sobreviva em tempos difíceis como também garante a melhoria significativa de suas chances de sucesso. Ninguém pode prever o que o futuro nos trará, precisamos lidar com o que estiver  à nossa espera.

Algumas mudanças que provavelmente nos esperam:
•             O crescimento será mais lento.
•             A concorrência será mais agressiva.
•             Os governos assumirão novos papéis.
•             O gerenciamento de riscos – identificar e controlar os riscos em todos os níveis de negócios, políticos, econômicos e outros passará a constituir uma enorme parte do trabalho dos líderes.

A execução é que lhe proporcionará uma vantagem na detecção de novas realidades, talvez de modo não intencional, mas nas próprias operações.
Nesta aspecto entram os PROCESSOS CHAVES PARA A EXECUÇÃO PERFEITA:
•             Pessoas
•             Estratégias
•             Operações

Pessoas:  Um ambiente de rápido crescimento pode encobrir uma serie de problemas, mas uma era de crescimento lento ampliará cada deficiência de cada deficiência de pessoas no negócio, especialmente os líderes. Muitos gestores antes bem conceituados serão considerados insatisfatórios no novo ambiente e haverá uma escassez de lideres que apresentem a precisão mental, a coragem e a persistência para executar bem em um ambiente difícil e competitivo.
Os lideres devem ser sensíveis para saber quando a estratégia se tornou obsoleta e precisa ser alterada e apresentar flexibilidade para promover mudanças rápidas e eficazes. A concorrência pelos melhores líderes será intensa. Uma forma de garantir que você terá as pessoas certas nas posições certas neste ambiente de rápidas evoluções e forte competição é elaborando descrições de cargos, porém, ter claro quais habilidades o ocupante terá que desenvolver continuamente, que tipo de pessoas precisará para cada posição amanhã e comparar essas descrições com os talentos e competências das pessoas que estão nessas posições hoje. Se você não tiver os líderes certos para o ambiente atual e futuro, testando e avaliando as pessoas em relação à sua capacidade de execução diante de novos desafios e circuntancias, terás sérios problemas na estratégia e nas operações.

Estrategias: As regras básicas para formular uma boa estratégia e ter pessoas de visão no negócio, mesmo por que regras para uma boa estratégia mudam rapidamente à medida que o mundo corporativo de redefine. Não será mais suficiente definir uma estratégia baseada apenas na analise competitiva do setor. Em vez disso toda estratégia deve levar em consideração o ambiente de negócios que estão em constante evolução, conhecimento do ambiente econômico, financeiro, mercado por crescimento, concorrência intensa, mudanças do consumidor, intervenções do governo. Todos esses fatores  equivalem um risco maior em todos os níveis e esses riscos devem ser compreendidos com mais profundidade e levados em consideração na elaboração de estratégias.

Operações: uma boa liderança para acompanhar  a prestação de contas, metas claras, métodos precisos para mensurar o desempenho e as recompensas certas para as pessoas que apresentarem bom desempenho. Agora mais do que nunca lideres precisam de planos operacionais flexíveis. A estratégia deixou de ser inalterável. Uma boa estratégia estará em constante análise e revisão dependendo do que estiver acontecendo no ambiente de negócios. A medida que a estratégia muda, as operações e as pessoas da empresa também devem mudar.

Que desafio essa liderança, hein!!!

Dale Carnegie....

Fortes emoções são a causa e o resultado do conflito. Pessoas em conflito têm uma variedade de emoções fortes e frequentemente negativas. Essas emoções seguidamente escondem a questão de disputa. As emoções são realmente difíceis e devem ser dirigidas ao conflito para que seja resolvido confortavelmente para todos envolvidos.

Manter o controle emocional quando lidamos com conflitos de relacionamentos é provavelmente o passo mais importante, e o mais difícil. As pessoas podem reduzir a intensidade de atitudes negativas aprendendo a processar a raiva, criando alternativas saudáveis para respostas destrutivas, e criando um diálogo para discutir o assunto, mantendo o controle. Seguem algumas ações a serem tomadas para tentar manter o controle:

1.     Pare e esfrie a cabeça – Há pouco sentido em tentar falar sobre os problemas quando as duas pessoas estão chateadas. Dê um tempo e deixe os temperamentos esfriarem. Retornem quando cada um tiver alcançado algum equilíbrio.

2.     Peça que todos falem e escutem uns aos outros – Certifique-se que ninguém está escondendo o problema na mão. Mantenha todos falando e se expressando honestamente e abertamente.

3.     Descubra o que todos precisam – Algumas vezes diálogos podem focar em reclamações ao invés de desenvolvimento de soluções. Determine o que todos precisam da situação e empenhe-se para uma solução na qual a necessidades de todos é satisfeita.

4.     Faça um Brainstorm das soluções – Todo mundo tem sua própria visão de um resultado ideal para eles. O desafio será evitar forçar nossas soluções para a situação de conflito e permitir que soluções surjam do pensamento criativo de todas as partes.

5.     Escolha a ideia que todos possam suportar – Uma das maneiras de quebrar um ciclo negativo é encontrar soluções que todos sintam ser justa dentro das circunstâncias.

6.     Crie um plano e implemente – Para ter certeza que o conflito não retorne, você deve fazer um diagrama. Planeje maneiras de trabalhar juntos que mantenha as explosões emocionais no mínimo.





A BASE DA VIDA É GENTE, E COMO uma pessoa se relaciona com a outra. O sucesso, a realização pessoal e a felicidade dependem de nossa capacidade efetiva de relacionamento. A melhor maneira de se tornar uma pessoa magnética é desenvolver qualidades que também nos sejam atraentes. Um livro que acordo de forma bem objetiva o tema que é COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS foi lançado em 1937 pelo escritor americano Dale Carnegie, conforme resumo a seguir:

TÉCNICAS PARA LIDAR COM AS PESSOAS
o Não critique, não condene, não se queixe
o Aprecie honesta e sinceramente
o Desperte um forte desejo na outra pessoa

SEIS MANEIRAS DE FAZER AS PESSOAS GOSTAREM DE VOCÊ
o Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa
o Sorria
o Lembre-se que o nome de uma pessoa é muito importante
o Seja um bom ouvinte. Incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas
o Fale de coisas que interessem à outra pessoa
o Faça a outra pessoa sentir-se importante e faça-o com sinceridade

COMO CONQUISTAR AS PESSOAS A PENSAREM DE SEU MODO
o A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a
o Respeite a opinião dos outros, nunca diga: “Você está enganado”
o Se estiver errado, reconheça o seu erro rápida e enfaticamente
o Comece de maneira amigável
o Consiga que a outra pessoa diga “sim, sim” imediatamente
o Deixe a outra pessoa falar durante boa parte da conversa
o Deixe que a outra pessoa sinta que idéia é dela
o Procure honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra Pessoa
o Seja receptivo às idéias e desejos da outra pessoa
o Apele para os mais nobres motivos
o Dramatize as suas idéias
o Lance, com tato, um desafio

PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA
o Comece com um elogio ou uma apreciação sincera
o Chame a atenção para os erros das pessoas de maneira indireta
o Fale sobre os seus erros antes de criticar os das outras pessoas
o Faça perguntas ao invés de dar ordens diretas 
o Permita que a pessoa salve o seu próprio prestígio
o Elogie o menor progresso e elogie todo o progresso. Seja sincero
o Proporcione à outra pessoa uma boa reputação para ela zelar 








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